Acabar com a Matança do Porco! End the barbaric traditional Pig killing!

  • par: Mudar Paradigmas
  • destinataire: Exmo Srº Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Exmo Srº Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia

Infelizmente e apesar da ilegalidade as matanças do porco estão aí à porta, como de costume com a chegada dos primeiros frios de Inverno. Aquilo que muitos ainda chamam de tradição não passa apenas de mais um ato de violência sobre este animal.
Gandhi dizia que a grandeza de um país e seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata seus animais. Infelizmente estas matanças a que chamam tradições que decorrem entre Novembro e Fevereiro estagnaram no tempo e espaço perpetuando os erros e más práticas do passado que impressionam à vista qualquer pessoa sensível, humana, dotada de consciência e razão.
Com a evolução da sociedade o pretexto do antigo Portugal Rural que juntava amigos e familiares em dia de festa para matarem um porco já não é desculpa para que as comunidades se juntem em festa nem tão pouco essencial à partilha da sua identidade e cultura que se perpetua através do convívio salutar, da música, da dança e de outras actividades recreativas.

Hoje temos conhecimento científico suficiente para saber que um porco, é um animal senciente, em tudo equivalente a um animal de estimação, mais inteligente que um cão por exemplo, que tal como o ser humano também sente dor, medo e não quer morrer. Estamos a falar de um animal alegre, inofensivo, esperto, curioso, independente e muito, muito inteligente, o porco possui uma inteligência ao nível de uma criança humana de três anos de idade.

Submeter um ser senciente ao terror de ser perseguido, atacado, torturado, agarrado à força e por fim morto num ritual de autêntico circo romano faz a apologia da violência e apela à falta de empatia com o sofrimento de outros seres, ignorando os seus gemidos de dor e de agonia é das maiores cobardias que podem existir.
A morte violenta de um ser sensível num circo de crueldade não tem lugar nos nossos dias, não devendo as crianças e os jovens serem expostos a ritual tão bárbaro.

A identidade cultural de uma comunidade afere-se pelos laços de solidariedade que existem entre os membros que a compõe, o espírito de entre-ajuda de que os seus membros são capazes em tempos de dificuldades, o espírito inventivo e criador através da criação de música, de canções, danças e histórias que passam de geração em geração.

Nem todas as tradições são boas e felizmente podem ser melhoradas pois queimar mulheres acusadas de “bruxaria em fogueiras”, escravizar os negros, não dar o direito de voto às mulheres, etc. eram também tradições sem sentido que felizmente evoluíram positivamente.

Pedimos a V. Ex.ª que deixe de apoiar publicamente a matança do porco deixando de participar nos eventos em que a mesma tenha lugar.

signer
signer
Vous avez désactivé JavaScript sur votre navigateur. Sans JavaScript, il se peut que notre site Internet ne fonctionne pas correctement.

politique de confidentialité

En signant, vous acceptez les conditions de service de Care2
Vous pouvez gérer vos abonnements à tout moment.

Vous ne parvenez pas à signer cette pétition ?? Faites-le nous savoir.