Esta petição visa manter os espaços verdes em Coimbra, a sua simbologia e o bem estar ambiental, neste caso em concreto, o mantimento da Praia Fluvial do Rebolim, para que esta não seja transformada num campo de golfe, a praia do Rebolim, sendo o espaço verde outrora já destruído pela construção do parque de estacionamento (mais parque que praia), este projecto visa acabar com a praia para que este seja mais um ponto meramente alusivo.
A cidade e as pessoas de Coimbra, merecem manter o seu bem estar. Têm sido vários os projectos que andam a destruir esta cidade! Desde as alterações no Parque Verde, quer de praias fluviais como esta. Por isso a quartos etc apenas usa madeira de áreas permitidas e florestas replantadas, nos ajude nessa petição:
"Projecto de campo de golfe está a destruir margem do Mondego
Os trabalhos em curso na zona do Rebolim, em Coimbra, com vista à construção de um campo de golfe nas margens do Mondego, constituem um verdadeiro crime ambiental e climático e um desrespeito pelas comunidades e pela luta contra as alterações climáticas.
O desmatamento da área em causa, aconteceu na mesma semana em que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) aprovou uma proposta de Programa Municipal para as Alterações Climáticas em Coimbra. A maquinaria da autarquia destruiu toda a vegetação ripícola existente, deixando os solos expostos e arrasando a grande maioria das árvores que ali se encontravam há décadas. Esta decisão unilateral da CMC não recorreu a qualquer estudo de impacto ambiental ou consulta pública junto da população; reforçando a falta de respeito pelas comunidades locais a que estes processos nos têm habituado um pouco por todo o território. As tomadas de decisão pública devem envolver a população e devem considerar valores ambientais e climáticos, acima dos económicos.
Os campos de golfe, para além de destruírem os habitats originais e toda a biodiversidade, são conhecidos por exigir a utilização de quantidades massivas de pesticidas e herbicidas para a manutenção de campos de relva imaculados. Estes agroquímicos têm consequências gravíssimas, tanto ao nível ambiental como ao nível da saúde pública, e são cancerígenos. A construção deste campo nas margens do Mondego, e a poucos quilómetros a montante da Estação de Captação de Águas da Boavista (água esta que abastece as nossas torneiras), implicará a contaminação das águas da cidade com os resíduos químicos provenientes da drenagem dos campos de golfe."
Mais Info via:
Movimento do Centro pela Justiça Ambiental