BRASIL DEVE ACOLHER A LEÃO PARA EVITAR SEU SACRIFÍCIO

Uma leoa maltratada em circos na Argentina será sacrificada caso nenhum zoológico brasileiro se candidate a abrigá-la. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) vai consultar, em caráter de urgência, todos os zoológicos do país depois que a Procuradoria da República em São Paulo entrou em ação para evitar a morte do animal, de sete anos.

Resgatada em agosto, a leoa Baguira está sob cuidados de um órgão ambiental argentino, que não tem estrutura para mantê-la. A Argentina tem superpopulação de leões, e por isso o animal deve vir para o Brasil.

"Deve-se considerar a legislação internacional, uma vez que há a possibilidade de salvar a vida do felino sem risco sanitário para a nação brasileira", declarou o procurador da República Matheus Baraldi Magnani, que citou em seu recurso a Declaração Universal dos Direitos dos Animais --segundo a qual nenhum animal será submetido a maus tratos ou a atos cruéis.

A leoa Baguira já passou por dois circos argentinos --Circo de Jhony Bravo e Circo Yuboslavo. Deste último, o animal foi resgatado em agosto na cidade de Tucuman, ao norte da Argentina.

Provisoriamente recebendo cuidados na Fauna Província, órgão ambiental argentino, Baguira teve o crescimento afetado por doenças e falta de espaço e de comida enquanto esteve enjaulada.

Como a Argentina não pode ficar com a leoa, a associação protetora dos animais "Rancho dos Gnomos", em Cotia, na Grande São Paulo, se dispôs a abrigá-la. O Ibama negou, alegando que grandes felinos exóticos só podem entrar no país por intermédio de jardins zoológicos. Agora, o órgão deve consultar os zoos para tentar achar um local para a leoa. À reportagem, o Ibama afirmou que, até o momento, "não há possibilidade de algum zoológico brasileiro receber o animal".

Sign Petition
Sign Petition
You have JavaScript disabled. Without it, our site might not function properly.

Privacy Policy

By signing, you accept Care2's Terms of Service.
You can unsub at any time here.

Having problems signing this? Let us know.